Cardeal Arcoverde

Endereço: Jardim da Glória
Peça: Busto
Data: 9 de Julho de 1939
Artista: Heitor Usai
Material: Bronze


Histórico

Busto de bronze do primeiro cardeal do Brasil e da América Latina. O monumento localiza-se em frente ao Palácio São Joaquim, sede da Mitra Arquiepiscopal no Rio de Janeiro.

Placa lê: “Ao sr. Arcebispo Dom Joaquim de Arcoverde Albuquerque Cavalcanti, primeiro cardeal do Brasil, da América Latina e da Cidade do Rio de Janeiro. MD.CCC.MCMXXX .


Biografia

Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, mais conhecido como Cardeal Arcoverde (Cimbres, 17 de janeiro de 1850 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1930) foi o décimo bispo nomeado de Goiás, décimo bispo de São Paulo; o décimo terceiro bispo e segundo arcebispo do Rio de Janeiro e o primeiro sacerdote brasileiro e latino americano a ser elevado ao título e dignidade de cardeal. Além disso, também foi o primeiro clérigo elevado ao posto de estação de metrô no Rio de Janeiro. Nasceu em Cimbres (hoje cidade de Pesqueira), estado de Pernambuco, e era filho de Antônio Francisco de Albuquerque Cavalcanti e de Marcelina Dorotéia de Albuquerque Cavalcanti. Faleceu aos oitenta anos, no Rio de Janeiro, como seu arcebispo, estando sepultado na catedral daquela cidade.


Escultor

Heitor Usai transferiu-se para o Brasil em 1927, após ter iniciado sua formação artística em Roma, na Itália. Já no ano seguinte, participou da 35ª Exposição Geral de Belas Artes, promovida pela antiga Escola Nacional de Belas Artes (ENBA), no Rio de Janeiro; evento do qual voltaria a tomar parte em edições posteriores. Participou também do 4° Salão Paulista de Belas Artes, em 1936.

Especializou-se em obras de temática religiosa, com destaque para o Monumento a Anchieta (1954), uma de suas obras mais famosas, erigido em bronze na Praça da Sé, em São Paulo. Realizou também as hermas de Dom Sebatião Leme e do cardeal Arcoverde; a imagem de Nossa Senhora de Fátima (1951), instalada na cidade de Santos (SP); e as imagens em mármore de Santo Antônio e São Francisco, pertencente à Igreja de Nossa Senhora da Paz, no bairro carioca de Ipanema, entre outras. Participou ainda da reforma da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, do município de Cantagalo (RJ). Dedicou-se ainda à realização de esculturas funerárias, como as que se encontram nos túmulos da cantora Carmen Miranda e do compositor Ari Barroso, no Rio de Janeiro.

É também de sua autoria o busto do escritor Stefan Zweig (1943), localizado em Salvador (BA), e a estátua do médico Miguel Couto, no Rio de Janeiro.


Histórico da pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Livro Os Monumentos do Rio de Janeiro (2015)
- Guia do Patrimônio Cultural Carioca (2014)
- http://brasilartesenciclopedias.com.br
- Alex Belchior (foto)