Lineu de Paula Machado
Endereço: Rua Jardim Botânico (Jóquei Clube)
Peça: Estátua
Data:1948
Artista: Hidelgardo Leão Veloso
Material: Bronze
- clique na imagem para ampliá-la
Histórico - Estátua na Praça Santos Dumont em frente ao hipódromo do Jóquei Clube Brasileiro. Obra do escultor Leão Veloso. Em seu pedestal consta a seguinte inscrição: “Ao grande benemérito Lineu de Paula Machado, o Jockey Club”.
Biografia - Lineu de Paula Machado foi um empresário brasileiro, fundador dos Haras São José e Expedictus. Filho de Francisco Vilella de Paula Machado e Sebastiana Augusta de Mello Franco, está neta do primeiro Visconde de Rio Claro. Fundou em 1906 junto com seu pai o Haras São José e Expedictus. Casou em 1911 com Celina Guinle e foi pai de Francisco Eduardo de Paula Machado, Cândido Guinle de Paula Machado, Linneo Guinle de Paula Machado e Heloísa Guinle de Paula Machado. Faleceu em 1942, num desastre aéreo entre Rio e São Paulo, após assistir à vitória de uma égua de sua criação. Teria declarado, após a corrida: Agora já posso morrer.
Escultor - Hildegardo Leão Veloso estudou escultura e modelagem com Rodolfo Bernardelli, no Rio de Janeiro. Assinava as suas obras como H. Leão Veloso. Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, com outros escultores como Victor Brecheret e W. Haerberg, embora a sua obra não apresente traços do modernismo. e reconhecido valor artístico, exerceu a livre-docência da cadeira de escultura da antiga Escola Nacional de Belas Artes, a partir do ano de 1950. Em 1925, com o francês Jean Magrou elaborou as esculturas esculpidas em mármore de Carrara que adornam os túmulos de D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, na Catedral de Petrópolis.
Fonte de pesquisa
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Dicionário de Curiosidades do Rio de Janeiro
- http://pt.wikipedia.org
|