Técnicas de fabricação - segunda parte

3 - Moldagem

3-a - definição
A moldagem consiste na coleta da impressão da peça que se deseja reproduzir. A moldagem das peças artísticas em ferro fundido é feita com areia, argila ou terra. Existem outros processos de moldagem que mencionaremos apenas como lembrete pois não tocam diretamente o assunto que nos diz respeito: a moldagem em carapaça, coquilha e cerâmica, cujas aplicações são específicas. Tampouco evocaremos as moldagens a modelo perdido (cera ou poliestireno perdidos), e a vácuo. Embora possam ter relação com a fundição artística, elas se aplicam geralmente ao bronze para a produção de exemplares únicos. Será necessário frisar que a qualidade da peça fundida moldada, tanto no que tange sua superfície e seus contornos quanto sua lisura, depende da qualidade da moldagem e da areia utilizada? A moldagem das fundições artísticas é feita mais tradicionalmente:

3-b - em areia verde
Executada à mão ou à máquina, a moldagem em areia verde consiste na utilização de um molde constituído de areia argilosa úmida comprimida. A expressão "verde" alude à presença de umidade na areia e indica que o molde não está seco nem estufado. Apesar de ser amplamente utilizado, o método não é adequado para as peças de grandes dimensões ou peso elevado.

3-c - em areia dura
Esse processo é usado para peças de grande porte e consiste na utilização de areia dura. Tão logo o molde estiver confeccionado e o modelo retirado, pulveriza-se um produto refratário sobre a impressão do molde fazendo-o endurecer. No processo clássico de moldagem em areia estufada, a areia é endurecida por aquecimento do molde. No processo a frio, a areia seca, sem argila, é misturada a uma resina aglomerante acrescida de um catalisador que a faz endurecer em poucos minutos. O moldador, trabalhando com areia verde ou areia dura, trabalha da seguinte forma: enche dois chassis com molde de areia bem compactada. Em seguida, colhe a impressão da peça a ser produzida introduzindo o modelo a meia espessura (no plano de junção), lado dianteiro e lado traseiro, na areia de cada chassis. Após ter colocado o núcleo e traçado o canal de escoamento e os dutos de escape dos gazes, preparado as masselotas (reservas de metal líquido que alimentarão a peça durante seu esfriamento), os chassis são perfeitamente encaixados. O molde pode então receber o metal em fusão que desposará exatamente os contornos da impressão deixada na areia.

3-d - Moldagem em blocos comprimidos
A moldagem em blocos comprimidos é utilizada para os objetos que apresentam concavidades em seus contornos e cuja desmoldagem não seria possível mesmo quando modelos e chassis estivessem decompostos. Nesta série, são incluídas principalmente as estátuas e as peças ornamentais em relevo.
Nesse caso, a impressão dos elementos salientes ou côncavos, que podem ser braços, roupas, atributos ou certos detalhes do rosto, denominados contra-despojos, é colhida separadamente do conjunto, compactando-se areia, em blocos, nas partes complexas. Mais tarde, iremos propor-lhes uma visão da moldagem em blocos comprimidos de uma estátua, que permitirá compreender melhor a técnica.

3-e - Moldagem de grandes estátuas
Quando se trata de moldar e fundir estátuas de grandes dimensões, a manipulação do modelo é impossível. Este é dividido em partes distintas e a moldagem de cada parte é feita quer de modo tradicional, quer em blocos comprimidos. A última estátua da Liberdade de Bartholdi, fundida em Sommevoire, em 1958, foi moldada desse modo. Sua altura (12 metros) e a quantidade de metal necessária (12 toneladas) exigiram técnicas especiais a respeito das quais falaremos mais tarde.

3-f - Moldagem a molde giratório
A moldagem em terra, moldagem a molde giratório, foi utilizada para grandes vasos e tanques: em torno do núcleo, circunda-se uma espessura de terra, denominada falsa peça, que representa com exatidão o objeto a ser fundido. Esta é recoberta por várias camadas de terra espessa que compõem a chapa. A falsa peça é então retirada, deixando o vão formado para a passagem do metal. Após aquecer, comprimir e enterrar o molde, é feita a corrida. Em se tratando de peças ornamentadas a serem moldadas em terra a molde giratório, grandes vasos ou tanques, devemos cuidar para restituir à falsa peça ornamentos em cera ou modelos em relevo, cuja impressão ficou retida pela chapa e que são derretidos ou retirados por ocasião da desumidificação.

3-g - submoldagem
Quando o fundidor necessita refundir uma peça da qual ele nunca possuiu ou não possui mais o modelo, ele colhe a impressão diretamente na peça fundida. Esse processo não proporciona satisfação total visto que os motivos perdem nitidez e a peça obtida dessa forma é 1,5% menor que seu modelo em consequência da retração do metal.

3-h - moldagem a elastômetro
A flexibilidade do elastômetro permite moldar contra-despojos sem problema. Após a coleta da impressão, a areia é despojada do modelo, que é retirado como uma luva deixando intactos todos os relevos.

Fonte: Obras de Arte em Ferro Fundido (Prefeitura do Rio)