Técnicas de fabricação - primeira parte

1 - Prólogo

Desde a obra original do escultor até a estátua concluída, muitas horas se passarão e variadas competências serão envolvidas. O esquema a seguir permite colocar em cena uma dezena de profissões diferentes e complementares: o escultor, o modelador, o moldador, o nucleador, o fundidor, o rebarbador, o cinzelador, o ajustador e o aplicador de pátina. Graças aos relatórios das exposições universais, os progressos técnicos puderam ser acompanhados. 1855: "As obras ornamentais fundidas, que outrora eram pesadas e sem graça, distinguem-se hoje pela elevada pureza de formas aliada a uma admirável delicadeza de execução"; 1867: "Eles (os fundidores) conseguem fazer tudo o que desejam. Moldagens artísticas de objetos delicados ou de monumentos, eles tudo abordam com o mesmo êxito". Em 1873, Antoine Durenne, então membro do júri, comentará a história industrial e técnica da fundição artística numa nota bastante interessante na qual evoca a habilidade dos operários, alguns deles "verdadeiros artistas". A fabricação de uma estátua requer, com efeito, muitas horas de trabalho e múltiplas competências.

2 - Modelo

2-a- Definição
O modelo é uma reprodução da obra original do artista. Geralmente, este original, em terra, é moldado em gesso. A partir dessa impressão, o modelador cria o modelo, também de gesso, destinado ao fundidor. Esse modelo será utilizado somente uma vez, caso o escultor deseje uma obra única, ou dezenas de vezes como ocorreu no caso dos modelos de fundição artística. Esse mesmo modelo poderá ser reproduzido em tamanho original ou em diferentes tamanhos graças a um processo de reprodução inventado por Achille Collas: o pantógrafo. Dessa forma, as numerosas obras-primas, até então dentro dos museus, puderam ser "recopiadas". Em consequência da retração da peça fundida no momento de seu arrefecimento, o modelo deverá ter dimensões superiores de 1,5% em relação à obra desejada.

2-b - Gesso
O gesso é empregado de preferência para modelos esculpidos que apresentam certos relevos. Podendo ser cortado de forma melhor que a madeira, o material oferece ângulos mais vivos que são guarnecidos com a dureza necessária para resistir à moldagem, pela aplicação de uma camada de óleo sicativo.

2-c - Contra-modelo em metal
Com o objetivo de preservar os gessos utilizados geralmente, um contra-modelo é às vezes produzido em metal (ferro, bronze, estanho). Esse novo modelo é, na maioria das vezes, fundido elemento por elemento (correspondente aos blocos comprimidos: ver moldagem).

2-d - Elastômero
O elastômero é um polímero que possui propriedades elásticas. É utilizado para copiar um modelo e permitir sua reprodução em ferro fundido por meio de técnicas simplificadas. Trata-se de uma tomada de impressão, em positivo, pela aplicação de elastômero a quente. Falaremos mais a respeito do elastômero ao abordarmos as técnicas de restauro.

2-e - Materiais atuais
Outros materiais são utilizados para a confecção de modelos, mais especialmente as resinas sintéticas, das quais a utilidade será constatada quando da restauração das obras fundidas.

Fonte: Obras de Arte em Ferro Fundido (Prefeitura do Rio)