Noel Rosa

Endereço: Largo do Maracanã
Peça: Estátua
Data: 1996
Artista: Joás Pereira Passos
Material: Bronze

Histórico - Primeiro conjunto escultório interativo da cidade, o trabalho assinado pelo escultor plástico Joás Pereira Passos, inaugurado em 1996, é composto por colunas de granito com 5metros de altura, representando o casario do começo do século 20. Ao centro, sobre o piso de mármore, está a figura de Noel Rosa, esculpida em bronze, em tamanho natural, sentado à mesa de um bar, servido por um garçom. Ao lado dele, uma cadeira vazia sugere a companhia de quem quizer sentar.

Biografia - Noel Rosa é um dos maiores compositores da história da música popular brasileira. Alfabetizado pela mãe, em 1924 entra no Colégio Maisonette e depois vai para o São Bento. Aprende a tocar bandolim aos 13 anos, de ouvido. Em seguida muda para o violão. Freqüenta as rodas boêmias e, em 1929, entra para o grupo Bando dos Tangarás, formado por João de Barro, Almirante, Alvinho e Henrique Brito. . Seu estilo irreverente marca o samba dos anos 30, que adquire tons coloquiais e passa a fazer a crônica social dos morros e das vilas cariocas. Com Vadico, um de seus parceiros mais constantes, compõe Conversa de Botequim, sucesso em 1935, Feitio de Oração e Pra Que Mentir. Entre seus sambas mais conhecidos estão Fita Amarela, Palpite Infeliz e Último Desejo.

Escultor - Joás Pereira Passos é um artista plástico de Campina Grande (Estado de Paraiba). Vários de seus trabalhos se encontram no Rio de Janeiro, Paraiba e Rio Grande do Sul.

Fonte de pesquisa

- Guia de Cultura do Rio de Janeiro - Editora Abri
- http://ymy.blogs.sapo.pt/256142.html
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/