Louis Pasteur
Endereço: Avenida Pasteur
Peça: Busto
Data: 1925
Artista: Heitor da Silva Costa
Material: Bronze
- clique na imagem para ampliá-la
Histórico - De autoria de Heitor da Silva Costa, o busto em bronze, sobre pedestal de mámore trabalhado, em que foi eregido por iniciativa da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Inaugurado em julho de 1925.
Biografia - Louis Pasteur foi químico e microbiologista francês (27/12/1822-28/9/1895). Criador da vacina anti-rábica. Nasce em Dôle, região leste da França, e faz o curso primário e secundário nas cidades de Arbois e Besançon. Dedica-se à pintura na juventude e forma-se em artes em 1840. Muda-se para Paris, em seguida, e vai estudar química e física na Escola Normal Superior. Formado, em 1847, passa a lecionar em escolas de Estrasburgo, Lille e Paris. Em 1867 torna-se professor da Universidade Sorbonne e pesquisa as doenças do bicho-da-seda. Descobre por meio deles que a putrefação e a fermentação são causadas por microrganismos, o que impulsiona o estudo das doenças contagiosas. Em uma experiência de 1881, realizada com seus colaboradores Chamberland e Roux, demonstra que carneiros e vacas inoculados com o bacilo atenuado da bactéria carbunculosa ficam protegidos contra a doença. Desenvolve as vacinas anti-rábica e contra a cólera das galinhas em 1885. Em 1888 inaugura em Paris o Instituto Pasteur, dedicado a estudos bioquímicos, no qual trabalha até morrer.
Escultor - Heitor da Silva Costa (Rio de Janeiro, 25 de julho de 1873 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1947) foi um engenheiro brasileiro. Engenheiro e professor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1914). Dedicou-se à construção de vários edifícios, igrejas e monumentos religiosos: monumentos ao Barão do Rio Branco, Imperador D. Pedro II, Pasteur. Foi o autor do projeto da estátua do Cristo Redentor (1923), pelo qual ganhou o Prêmio Paulo de Frontin (do Clube de Engenharia); em Petrópolis foi responsável pela construção da Catedral São Pedro de Alcântara, da Capela do Colégio Notre Dame de Sion, do Trono de Fátima.
Fonte de pesquisa
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://ymy.blogs.sapo.pt/51091.html
- http://pt.wikipedia.org
|