Augusto Ramos
Endereço: Morro da Urca
Peça: Busto
Data: Século XX
Artista: Armando Schnoor
Material: Bronze
 |
Histórico - Obra do escultor Armando Schnoor.
Biografia - Augusto Ferreira Ramos Engenheiro civil, sanitarista e economista brasileiro nascido no Estado do Rio de Janeiro, que projetou (1908) o ousado caminho aéreo para o Pão de Açúcar, através de teleféricos, ligando os morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar. A ele se deve o plano de valorização do café que tantos benefícios troxe à indústria cafeeira do país, sobretudo de São Paulo. Também da indústria açucareira se ocupou largamente , tendo representado seu estado natal em diversas conferências e congressos industriais.
Escultor - Armando Schnoor, escultor, egiptólogo e professor catedrático de escultura na Escola Nacional de Belas Artes da Universidade do Brasil (atual EBA/UFRJ). Armando jovem foi cartógrafo do IBGE e representou o Brasil na ONU, depois estudou escultura na Escola Nacional de Belas Artes aonde chegou ao topo da vida acadêmica quando defendeu e obteve a Cátedra de Escultura. Carreira esta, coroada quando, já aposentado, recebeu o título de Professor Emérito para que continuasse a fazer parte do corpo docente dando aulas nas classes de doutorado. Foi membro do Conselho Federal de Cultura e tem obras espalhadas no Brasil e no exterior.
No início dos anos quarenta, iniciou seus estudos sobre a cultura, religião e arte Egípcia que se tornou sua paixão até o fim da vida. Dentre os vários idiomas que falava, os hieróglifos foram, sem dúvida, a expressão mais difícil para encontrar interlocutores. Armando foi um homem terno, sábio e aparentemente calmo. Sua qualidade que mais me marcou foi a imensa abertura de idéias e a aceitação incondicional e respeitosa do ser humano.
Fonte de pesquisa
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- História dos Monumentos do Distrito Federal
- http://idealiapolaris.blogspot.com
|