Dom Helder Câmara

Endereço: Av. Dom Hélder Câmara, 6.653
Peça:  Estátua                        
Data: 11 de novembro de 2010
Artista: Otto Dumovich           
Material: Bronze

Histórico - Pelas mãos de um artista, o arcebispo cearense Dom Helder Câmara será eternizado na avenida da Zona Norte do Rio que leva seu nome. Feita em bronze, a escultura do religioso será inaugurada no próximo sábado, às 9h, em frente à Paróquia de São Benedito dos Pilares. A obra, que demorou três meses para ficar pronta, foi feita por Otto Dumovich, a pedido do prefeito Eduardo Paes.

Biografia - Religioso cearense (7/2/1909-). Hélder Pessoa Câmara é conhecido internacionalmente pela defesa dos direitos humanos durante o Regime Militar de 1964. Ordena-se padre em 1931, em Fortaleza, sua cidade natal. Nessa época participa do movimento integralista, versão brasileira do fascismo europeu. Transfere-se para o Rio de Janeiro em 1936, quando dirige programas educacionais da prefeitura do então Distrito Federal. É um dos organizadores da Ação Católica, dedicada à atuação pastoral para a população carente. Entre 1946 e 1962 é assistente nacional da entidade. Em 1952 é nomeado bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo três anos depois promovido a arcebispo coadjutor. Dom Hélder Câmara É um dos idealizadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundada em 1952. Sob sua influência, a CNBB muda os rumos e o estilo de atuação da Igreja Católica no Brasil e passa a incluir o problema da desigualdade social em suas preocupações e ações. Em 1964 é nomeado arcebispo de Olinda e do Recife e desloca para o Nordeste sua militância social e religiosa. Denuncia em 1970, na França, a tortura de presos políticos brasileiros. Permanece à frente da diocese até 1985, quando é substituído pelo bispo conservador dom José Cardoso Sobrinho.

Escultor - Otto Dumovich vive em Maricá (Rio de Janeiro), num recanto tranquilo e cercado de verde. Otto é produtor cultural, por quase 25 anos foi apontado como um dos principais desenhistas do país. Um belo dia comprou um saxofone, aprendeu a tocar o instrumento, apaixonou-se pela música e, tomado por essa paixão, acabou se lançando no mundo das esculturas.

Fonte de pesquisa

- http://oglobo.globo.com
- http://ottodumovich.blogspot.com
- http://www.algosobre.com.br/biografias/