Barão da Taquara

Endereço: Praça Seca
Peça: Busto
Data: Século XX
Artista: Benevenuto Berna
Material: Bronze

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - A obra foi de executada por Benevenuto Berna, com uma das placas alusivas com inscrição: “Ao Patriarca de Jacarepaguá”.

Biografia - Francisco Pinto da Fonseca Teles, primeiro e único barão de Taquara (Rio de Janeiro, 25 de outubro de 1839 — Rio de Janeiro, 30 de agosto de 1918), foi um proprietário rural e filantropo brasileiro. Um dos grandes propugnadores do programa de expansão de Jacarepaguá, bairro do Rio de Janeiro, fundador da primeira escola naquele bairro, autor de numerosas obras de assistência social, e de obras públicas, foi cognominado "o Patriarca de Jacarepaguá".

Escultor - Benevenuto Berna nasceu em 1865. O mestre de arquitetura, Bethencourt da Silva, impediu-o de matricular-se na Escola Militar da Praia Vermelha para que não se perdesse sua maravilhosa vocação de artista e assim é que o encaminhou para ao Imperial Liceu de Artes e Ofícios para estudar desenho e escultura com Vitor Meireles, Pedro Américo, José Maria de Medeiros, Marroig e outros. Em 1884, matriculou-se na Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde durante cinco anos, fez o curso completo com inúmeros prêmios, inclusive a medalha de outro. Concluiu o curso em 1889. O Imperador Dom Pedro II incentivou, contribuindo mensalmente com uma quantia para comprar do material de escultura.

Fonte de pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Rio 1565-1965 – Volume II
- http://pt.wikipedia.org