Marechal Deodoro da Fonseca
Endereço: Praça Marechal Deodoro da Fonseca
Peça: Monumento
Data: 1937
Artista: Modestino Kanto
Material: Bronze e granito de Petropólis
 |
Histórico - É obra do escultor Modestino Kanto, inaugurada em 15 de novembro de 1937. Com altura total de 23 metros, o monumento celebra o marechal Deodoro da Fonseca retratado em estátua eqüestre no momento decisivo da Proclamação da República. Junto do pedestal art déco de granito de Petrópolis, grupo de estátuas e relevos representa militantes da causa republicana.
Biografia - Manoel Deodoro da Fonseca (5/8/1827 - 23/8/1892) nasce na cidade de Alagoas, hoje batizada com seu nome, Marechal Deodoro, e estuda em escola militar desde os 16 anos. Começa a carreira no Exército e, em 1848, aos 21 anos, já integra as tropas que se dirigem a Pernambuco para combater a Revolução Praieira. Sua carreira ganha novo impulso ao participar das guerras da Cisplatina e Guerra do Paraguai e chega ao posto de marechal-de-campo em 1884. Em 1886 vai para o Rio de Janeiro e assume a liderança da facção do Exército favorável à abolição da escravatura. Funda no ano seguinte o Clube Militar e, em nome da entidade, envia o seguinte requerimento à princesa Isabel: "Não consinta que os destacamentos do Exército que seguem para o interior, com a finalidade de manter a ordem, sejam encarregados d! a captura dos pobres negros, que fogem da escravidão..." Com prestígio na estrutura do Exército, passa a liderar o movimento militar que derruba a Monarquia e proclama a República, em 15 de novembro de 1889. Em seguida, como chefe do governo provisório, entra em conflito com as lideranças civis do movimento republicano. Sua eleição para presidente, em 1891, é garantida pela pressão dos militares sobre o Congresso nacional. No exercício do poder, tenta vencer a oposição articulando um golpe de Estado, mas enfrenta resistência no Exército, chefiada pelo vice-presidente, marechal Floriano Peixoto. Renuncia em 23 de novembro de 1891.
Escultor - Modestino Kanto nasceu em Campos, no estado do Rio de Janeiro, em 1889. Em 1908 ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde estudou escultura com Rodolfo Bernadelli. Foi premiado, em 1908, com a viagem de estudos à Europa no Salão Nacional de Belas Artes. Na França estudou no ateliê de Paul Landowsky, que viria posteriormente a esculpir o monumento do Cristo Redentor. De volta ao Brasil, lecionou no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Destacam-se em sua produção o monumento a Deodoro da Fonseca, erguido na Praça Paris, e as alegorias da Independência e da República no Palácio Tiradentes, realizadas em parceria com Magalhães Correia. Faleceu em 1967.
Fonte de pesquisa
- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://www.inepac.rj.gov.br
- http://ymy.blogs.sapo.pt/214195.html
- http://www.alerj.rj.gov.br/memoria/
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
|