Brigadeiro Eduardo Gomes

Endereço: Parque do Flamengo
Peça: Busto
Data: 1996
Artista: Edgar Duvivier
Material: Bronze

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Histórico - A obra é do escultor Edgar Duvivier e foi inaugurada em 1996.

Biografia - Brigadeiro Eduardo Gomes foi um aviador, militar e político brasileiro. Patrono da Força Aérea Brasileira e ministro da Aeronáutica por duas vezes, no governo Café Filho (24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955) e no governo Castelo Branco (11 de janeiro de 1965 a 15 de março de 1967). Com formação em aviação militar, foi um dos sobreviventes da Revolta dos 18 do Forte em 1922, marco inicial do tenentismo, quando foi ferido gravemente. Participou da Revolta Paulista de 1924. Foi preso quando se dirigia para integrar a Coluna Prestes. Foi solto em 1926 e novamente preso em 1929, voltou à liberdade em maio de 1930, a tempo de participar das ações que viriam a derrubar Washington Luís, após o fracasso eleitoral da Aliança Liberal. Com a subida ao poder de Getúlio Vargas, trabalhou na criação do Correio Aéreo Militar, que viria a se tornar o Correio Aéreo Nacional.

Escultor - Edgar Duvivier nasceu em 1916, no Estado do Rio de Janeiro, e faleceu em 2001. No ano de 1944, iniciou seus trabalhos de escultura como autodidata. A convite do professor de arte Gaston Manoel Henrique, lecionou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Brasília, no Distrito Federal, em 1970. Possui obras em vários museus, acervos particulares e oficiais, tais como: Retratos de Monsenhor Schubert, Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brigadeiro Eduardo Gomes, Parque do Flamengo, RJ; Monumento a Anchieta, Franca; Escultura em Mármore, Palácio Cardinalício, Sumaré; Museu de Arte Moderna de São Paulo e o Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Edgar Duvivier foi um escultor que desde os primórdios se ligou a uma tradição realista. Desse modo, além de um excelente bom gosto, desenvolveu uma visão mais completa na escultura. Colocou obras em algumas praças, no Museu de Belas Artes de São Paulo, no do Rio, fez estátua pra ser jogada no fundo do mar e ser apreciada apenas por mergulhadores, estudou com fixação e se divertiu na geometria do equilíbrio das formas pares e na dinâmica das ímpares, consumiu décadas acariciando e moldando o mármore de Carrara (outro italiano). Mas não resistiu aos materiais da modernidade, o ferro, o latão, o alumínio, o aço - e os tornos e as fresas, e as peças com tensão e movimento.

Fonte de pesquisa

- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
- http://pt.wikipedia.org
- http://www.flickr.com/photos/artexplorer/sets/