Pixinguinha
Endereço: Travessa do Ouvidor
Peça: Estátua
Data: 1995
Artista: Otto Dumovich
Material: Bronze
- clique na imagem para ampliá-la
Histórico - Estátua em bronze patinado com 1,7m de altura, pesando cerca de 500kg. A obra teve como modelo a escultura do músico que fez parte de uma das peças executadas pelo escultor para exposição “Tributo aos Metais do Museu da República. O trabalho foi baseado na foto de um famoso ensaio de Pixinguinha fez em Nova York em 1969.
Biografia - Alfredo da Rocha Vianna Filho (23/4/1897 - 17/2/1973) nasce na cidade do Rio de Janeiro, neto de africanos, em Cidade Nova, bairro onde se concentrava a maior parte da população negra. O nome Pixinguinha é resultado da união de dois apelidos: Pizin Dim (menino bom, no dialeto africano falado por sua avó) e Bexiguinha, apelido ganho na época que contraiu varíola. Compõe seu primeiro choro, Lata de Leite, aos 13 anos. No ano seguinte estréia como flautista profissional. Em 1915 faz as primeiras orquestrações para cinema, teatro e circo. Em 1917 grava a primeira música de sua autoria, a valsa Rosa, e, em 1918, o choro Sofres Porque Queres. Um ano depois cria o conjunto Os Oito Batutas, que em 1922 excursiona pela Europa. Em 1937, o choro Carinhoso, que compusera em 1928, recebe letra de João de Barro e se transforma num grande sucesso, sendo gravado por vários cantores. Em 1962 escreve a música para o filme Sol sobre a Lama, com letra de Vinicius de Moraes. Morre de infarto, no Rio de Janeiro.
Escultor - Otto Dumovich vive em Maricá (Rio de Janeiro), num recanto tranquilo e cercado de verde. Otto é produtor cultural, por quase 25 anos foi apontado como um dos principais desenhistas do país. Um belo dia comprou um saxofone, aprendeu a tocar o instrumento, apaixonou-se pela música e, tomado por essa paixão, acabou se lançando no mundo das esculturas.
Fonte de pesquisa
- Arquivo da Divisão de Monumentos - Prefeitura do Rio
- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
- http://ymy.blogs.sapo.pt/169657.html
- http://ottodumovich.blogspot.com |