Marte

Endereço: Parque Noronha Santos
Peça: Estátua (réplica )
Data: 1843
Artista: Grandjean de Montigny
Material: Mármore de Carrara

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - Estátua em mármore de Carrara do arquiteto Grandjean de Montigny. No Cais da Imperatriz, chamado também de Praça da Imperatriz e mais trade Praça Municipal (hoje Armazém 3 e Av. Barão de Teffé), obra de Grandjean de Montigny para o desembarque de D. Tereza Cristina noiva de Dom Pedro II em 1843, havia, entre outras peças decorativas, quatro estátuas de mármore de Carrara, representando figuras mitológicas, que mais tarde foram removidas para o Jardim do Valongo por Pereira Passos.

Escultor - Grandjean de Montigny nasceu a 15 de julho de 1776 em Paris. Foi excelente estudante de arquitetura e, em 1799, ganhou o prestigioso Prix de Rome, o mais importante da arte nesse momento. Como prêmio ganhou uma estadia de quatro anos em Roma, onde pôde estudar os monumentos clássicos. Depois voltou à França e trabalhou para o governo de Napoleão. Seu mais importante projeto foi a reforma do Palácio Bellevue, em Kassel, na Vestfália (Alemanha), nesse momento sob controle napoleônico. Em 1815, após a derrota de Napoleão, Grandjean teve de voltar a Paris. Como simpatizante do Imperador, porém, já não gozava do prestígio de antes. Juntou-se então ao grupo de artistas que, organizados por Joachim Lebreton e a convite do governo português, preparava-se para partir para o Rio de Janeiro, onde D. João VI e a côrte portuguesa se haviam instalado em 1808.

Jardins Suspensos do Valongo - Foi construído como uma obra de contenção do antigo Morro do Valongo. Possui uma das escadarias, em granito carioco (gnaiss), mais íngremes da cidade. No seu primeiro platô restam alguns resquícios do antigo jardim. É possível observar quatro bases que abrigavam estátuas, em mármore carrara, inspiradas em divindades da mitologia romana (Minerva, Mercúrio, Ceres e Marte). Além de uma vista generosa para a região da Central do Brasil, o lugar também serve de acesso para o Observatório do Valongo e para o Morro da Conceição.

Fonte de pesquisa

- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
- http://ymy.blogs.sapo.pt/275971.html