Villa Lobos
Endereço: Avenida Rio Branco (Teatro Municipal)
Peça: Busto
Data: 1960
Artista: Bruno Giorgi
Material: Bronze
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Histórico - A obra é do escultor Bruno Giorgi e foi inaugurada em 1960.
Biografia - Heitor Villa-Lobos (5/3/1887 - 17/11/1959) nasce e cresce na cidade do Rio de Janeiro, filho de um funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador. Na infância aprende com o pai a tocar violoncelo e clarinete, e tem noções de teoria musical. Começa a tocar violoncelo profissionalmente aos 12 anos de idade. Dos 18 aos 26, viaja pelo país e passa a interessar-se pelo folclore brasileiro. Nesse período, compõe Amazonas e Uirapuru. Retorna ao Rio de Janeiro em 1913, já tendo composto, entre outras obras, Cânticos Sertanejos, Brinquedo de Roda, Sonata Fantasia Nº 1 e as óperas Aglaia e Elisa. Participa ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922, promovendo as primeiras apresentações de seus trabalhos. Vive em Paris de 1923 a 1925 e é influenciado pelo impressionismo. Numa segunda estada na Europa, de 1927 a 1930, torna-se amigo de músicos como Ígor Stravinski, Serguei Prokófiev e Varèse. Volta ao Brasil, dirige concertos corais gigantescos, em estádios de futebol, chegando a reunir 40 mil alunos sob sua regência em 1942. Em 1945 funda a Academia Brasileira de Música. Em sua vasta produção, destacam-se Bachianas Brasileiras e Choros. Prestigiado em toda parte, recebe 66 títulos e condecorações, oferecidos por importantes instituições culturais. Morre no Rio de Janeiro.
Escultor - Bruno Giorgi (Mococa SP 1905 - Rio de Janeiro RJ 1993). Escultor. Muda-se com a família para Itália, e fixa-se em Roma em 1913. Em 1920, inicia estudos de desenho e escultura com o professor Loss. Participa de movimentos antifascistas. Em 1931, é preso por motivos políticos e condenado a sete anos de prisão. É extraditado para o Brasil em 1935, por intervenção do embaixador brasileiro na Itália. Em São Paulo, trava contato com Joaquim Figueira (1904 - 1943) e Alfredo Volpi (1896 - 1988). Em 1937, viaja para Paris e freqüenta as academias La Grand Chaumière e Ranson, onde estuda com Aristide Maillol (1861 - 1944). Em 1939, retorna a São Paulo e convive com Mário de Andrade (1893 - 1945), Lasar Segall (1891 - 1957), Oswald de Andrade (1890 - 1954) e Sérgio Milliet (1898 - 1966), entre outros. Começa a praticar desenho de modelo-vivo e pintura com os artistas do Grupo Santa Helena e integra a Família Artística Paulista - FAP. Em 1943, transfere-se para o Rio de Janeiro. A convite do ministro Gustavo Capanema (1900 - 1985) instala ateliê no antigo Hospício da Praia Vermelha, onde orienta jovens artistas como Francisco Stockinger (1919). Possui obras em espaços públicos como Monumento à Juventude Brasileira, 1947, nos jardins do antigo Ministério da Educação e Saúde - MES, atual Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Candangos, 1960, na praça dos Três Poderes, e Meteoro, 1967, no lago do edifício do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília; e Integração, 1989, no Memorial da América Latina, em São Paulo.
Fonte de pesquisa
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- http://ymy.blogs.sapo.pt/258854.html
- http://www.itaucultural.org.br
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