Carlos Chagas

Endereço: Praça Nicaraguá
Peça: Estátua
Data: 1979
Artista: Humberto Cozzo
Material: Bronze

- clique na imagem para ampliá-la

Histórico - Estátua em bronze, obra de Humberto Cozzo, erigida em 1979 por iniciativa do Governo do Estado e do Conselho Federal de Cultura.

Biografia - Carlos Chagas médico, sanitarista e cientista mineiro. Descobre o processo de contágio e evolução de duas das mais graves moléstias tropicais: a malária e a doença de Chagas. Estuda medicina no Rio de Janeiro, terminando o curso em 1903. Nesse mesmo ano ingressa no Instituto Bacteriológico Osvaldo Cruz, no Rio, que dirige a partir de 1917. Em 1905 é enviado pelo médico Osvaldo Cruz a Santos, São Paulo, para deter uma epidemia de malária, descobre que a transmissão é feita por um mosquito e viabiliza o combate à doença. Em 1907, ao chefiar a comissão de estudos e prevenção da malária em Minas Gerais, começa a pesquisar uma endemia de causa ignorada, mais tarde chamada de doença de Chagas. Em 1909 identifica o agente causador da moléstia, um protozoário ao qual dá o nome de Trypanosoma cruzi, em homenagem a Osvaldo Cruz. Ganha os prêmios Schaudim (1912 ) e Krummel (1925), ambos na Alemanha, e recebe o título de doutor honoris causa pelas universidades de Paris, Harvard, Bruxelas, Buenos Aires, Lima e Arequipa. Passa a integrar o Comitê de Higiene da Liga das Nações Unidas e funda o Centro Internacional de Lepologia. Morre no Rio de Janeiro, com extensa obra publicada.

Escultor - Humberto Cozzo é formado pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo em 1920, freqüentou logo depois o ateliê de Amadeu Zani. Entre as premiações que conquistou destacam-se o primeiro prêmio de escultura no Salão do Centenário, em São Paulo, 1922, e uma medalha de prata no Salão Nacional de Belas Artes, em 1928. Realizou muitas obras para o espaço público, entre elas o monumento a José de Alencar, em Fortaleza, e o monumento a Machado de Assis, pátio da Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro. Sua obra integra o acervo do Museu Nacional de Belas e de museus de São Paulo. No exterior, tem obras em museus da Argentina e de Portugal. Humberto Cozzo era o nome artístico do cidadão Bartolomeu Cozzo.

Fonte de pesquisa

- Arte Ambiente - cidade Rio de Janeiro
- Monumentos do Rio (Secretaria Municipal de Obras – 1983)
- http://www0.rio.rj.gov.br/fpj/
- http://ymy.blogs.sapo.pt/tag/carlos+chagas
- http://www.bolsadearte.com/biografias/